Bolo de Montanha – Como Fazer

Aprenda a fazer um bolo de montanha, utilizando uma panela, papel alumínio e fogareiro, como “forno”.


A Ideia do Bolo de Montanha

No feriado de 7 de setembro fomos fazer uma travessia de montanhas entre Itamonte e Alagoa, passando pelo Pico Santo Agostinho.

Na oportunidade a amiga Dani comentou que desejava comemorar o aniversário dela, que seria no dia 16,  na montanha. Foi aí que me surgiu a ideia: preparar um bolo na montanha.

Fiz então um teste na minha casa e parti para a travessia com todos os ingredientes, devidamente separados, na exata quantidade que eu precisaria.

Mesmo após um dia longo de caminhada e sob forte frio no cume do Pico Santo Agostinho (nossa primeira área de camping), preparei o bolo de montanha da Dani, com a ajuda dos amigos Lucas Motta, Carolina Gornic, Daniela Ferrer e Rafael Junqueira.

Mas como você fez bolo, sem forno?  Simples. Eu “criei” um forno, utilizando uma marmita com tampa (que uso como panela), papel alumínio e um fogareiro.

Quer fazer um também? Então, anota aí!

Como Fazer Bolo de Montanha

Para fazer um bolo de montanha você irá precisar de:

2 colheres (sopa), rasas, de açúcar
2 colheres (sopa), bem cheias, de manteiga
3 colheres (sopa), rasas, de chocolate em pó (usei cacau 100%)
4 colheres (sopa), bem cheias, de farinha de trigo (1 para untar + 3 para a massa)
1 xícara (chá) de água morna
2 colheres (sopa), bem cheias, de leite em pó integral instantâneo
1 colher (sopa), bem cheia, de fermento em pó
3 colheres (sopa), bem cheias, de Nutella
1 panela com tampa, que servirá como forma e forno (usei uma marmita de alumínio – que prende a tampa na panela)
2 metros, mais ou menos, de papel de alumínio
1 fogareiro com combustível (usei gás)
1 proteção contra vento para o fogareiro (usei papel alumínio dobrado em várias camadas)
1 prato (usei o prato grande da Sea to Sumit)

Modo de preparo:

Coloque em um recipiente o açúcar e a manteiga. Misture, vigorosamente, os dois ingredientes até virar um creme  e reserve.

Em um recipiente apartado dissolva o leite em pó na água morna. Teremos desta mistura 1 xícara de leite líquido.

Pegue esse leite e coloque metade sobre o creme de açúcar e manteiga, acrescentando o chocolate em pó em seguida. Mexa tudo até ficar uma mistura homogênea.

Em seguida reserve 1 colher de farinha de trigo para untar a forma, e adicione aos poucos 3 colheres na mistura anterior, mexendo vigorosamente. Neste momento, a massa começará a ficar dura, dificultando a mistura. Essa é a hora de ir acrescentando, aos poucos, o restante do leite, misturando sempre, até que a massa fique homogênea e firme. (vide ponto no vídeo)

Por fim, acrescente à esta mistura o fermento em pó e mexa até ficar homogêneo. Atenção: só acrescente o fermento após ter untado a panela (com margarina e a colher de trigo, que deixamos reservada) porque ele age muito rápido.

Coloque a massa em uma panela (utilizei uma marmita), devidamente untada, coloque a tampa e envolva toda a panela com 2 camadas de papel alumínio.

Acenda o fogareiro (deixe o fogo o mais baixo que conseguir) e coloque a panela embalada sobre ele.

Envolva o fogareiro com uma proteção de vento (ou com várias camadas de papel alumínio, como eu fiz) e deixe o bolo “assar” por 15 minutos.

Após 15 minutos, abra a panela, verifique se a massa está sequinha (espete um palito ou pedaço de graveto que tiver por perto, como eu fiz, :D), passe uma faca nas laterais do bolo, para verificar se está solto da panela, coloque um prato sobre ele e desenforme. Atenção: Cuidado com o vapor e com a panela quente.

Por último espalhe um pouco de Nutella por cima do bolo, a fim de fazer uma cobertura, e bom apetite.

OBS 1: Não coloque todo o leite, de uma só vez, na mistura, para não correr o risco da massa ficar mais líquida que o desejado, afinal, você não terá farinha sobrando para engrossá-la. Isso porque uma pessoa pode carregar mais a colher de farinha, que a outra.
No meu caso, utilizei menos de 1 xícara de água para fazer o leite, e não foi suficiente para deixar a massa na consistência que eu queria, por isso coloquei um pouquinho de água morna na massa (para deixá-la um pouco mais molinha). Creio que 1 xícara seja suficiente, mas de qualquer forma coloque aos poucos.

OBS 2: Eu utilizei como “forma” uma marmita de 17 cm de diâmetro,que uso como panela, e que possui clipes que prendem a tampa. Mas você pode utilizar qualquer panela com tampa. O importante é que tenha uma tampa para criar um ambiente de forno. O papel alumínio vai ajudar a criar esse ambiente, segurando o calor.

No vídeo abaixo, você pode acompanhar, passo a passo, como fiz o nosso bolo de montanha. Não deixe de conferir. Qualquer dúvida só deixar nos comentários que respondo rapidinho.

Deixe uma comentário