Pacto Pelas Cristas da Mantiqueira

Assine o Pacto Pelas Cristas da Mantiqueira e colabore com a recuperação e proteção das cristas da Serra Fina, Marins e Itaguaré


Pacto Pelas Cristas da Mantiqueira - Serra FinaA nossa linda Serra Fina sofreu, recentemente, um grande incêndio que consumiu mais de 500 hectares de sua flora ,  inclusive endêmica, deixando todo o local coberto de cinzas, com uma aparência morta e sombria.

Para que ela possa se recuperar de todo o mal que sofreu, precisamos nos unir e dar à ela um tempo de descanso.

Por isso, convido a todos, que se importam de verdade com as nossas cristas da Mantiqueira, a assinarem o Pacto Pelas Cristas da Mantiqueira, no qual os signatários se comprometem a não frequentar a Serra Fina, durante esse período de descanso, que ainda será fixado, bem como tomar algumas medidas para a sua proteção, quando as trilhas forem reabertas.

Assine o Pacto Pelas Cristas da Mantiqueira  AQUI

O que diz o Pacto:

“De acordo com recomendações de especialistas da Universidade Federal de Lavras e Universidade de São Paulo, é necessário a interdição do acesso as trilhas da travessia Serra Fina para que essa se recupere dos danos, bem como a implantação de ações de recuperação e realização de monitoramento do ambiente.

O que queremos pactuar com essa carta é um compromisso de cada montanhista, agência de turismo, visitante, morador, proprietário de terra, poder público e cada um de nós, que ama e protege essa região, que a Serra Fina precisa se recuperar e nós vamos colaborar.

Para isso, nós abaixo assinados nos comprometemos a:

1. Não frequentarmos a Serra Fina pelo estabelecido por decretos municipais a serem publicados, para fins de turismo e outros, sendo permitidas apenas as incursões com objetivos específicos de pesquisa, manejo, limpeza e ações de recuperação do ambiente natural, desde que planejadas previamente com órgãos envolvidos na gestão do território.

2. Apoiar ações, definidas com respaldo científico, com vistas a melhoria da qualidade ambiental da Serra Fina, potencializando sua recuperação;

3. Preencher antes de qualquer expedição o registro de visitação das Cristas da Mantiqueira (Marins, Itaguaré e Serra Fina) pelo link: https://forms.gle/3V8FfRLQ7bdMrTGa7 bem como assinar os Livros de Cume;

4. Ser agentes disseminadores e fiscalizadores das condutas de mínimo impactos, e, especialmente, usar tubo de dejetos (“shit-tube”), não fazer fogueiras e trazer todo o lixo de volta;

5. Estar atentos também a todos os ambientes naturais da Serra da Mantiqueira, em especial ao maciço Marins x Itaguaré, agindo com as condutas pactuadas e reportando aos órgãos envolvidos na gestão do território as desconformidades e irregularidades identificadas.

É simples e o mínimo que podemos fazer!

Somos todos guardiões e guardiãs dessa terra. É nosso dever manter esse patrimônio para as futuras gerações.

Mais do que nunca devemos estar unidos.”

(Voluntariado APA Serra da Mantiqueira, Associação de Guias de Passa Quatro (AGP4), Associação de Montanhismo e Proteção da Serra da Mantiqueira (AMPM), RPPN Pedra da Mina, APA Serra da Mantiqueira – ICMBio, Instituto Sintropia.)

Como se verifica, o pacto visa não só a recuperação da Serra Fina, mas a proteção da mesma quando da reabertura das trilhas, e de todo o seu entorno, como o Pico dos Marins e o Pico do Itaguaré.

Assinando o pacto você se compromete não só a respeitar o tempo de descanso que a Serra Fina precisa, mas também a tomar algumas ações que colaborarão para a preservação das Cristas da Mantiqueira, tais como:
a) Preencher o Registro de Visitação das Cristas da Mantiqueira, antes de percorrer quaisquer das trilhas do entorno Pico dos Marins, Pico Itaguaré e Serra Fina, bem como assinar os Livros de Cume,  para que se possa conhecer o perfil dos visitantes, planejar atividades de monitoramento, estruturação e sinalização das trilhas;

b) Aplicar as regras de Mínimo Impacto Ambiental (como, por exemplo, utilizar Shit Tube e não fazer fogueiras), e conscientizar aqueles que não a aplicarem. Lembrando que isso deve ser feito de maneira cortês e não de forma truculenta, arrumando briga (assista às ótimas dicas do Vinícius Maltauro AQUI)

c) Denunciar qualquer tipo de irregularidade que coloque em risco a preservação das Cristas da Mantiqueira, através do email: visitacaoapaserradamantiqueira@icmbio.gov.br

Agindo assim, estaremos não apenas ajudando a Serra Fina a se recuperar do incêndio que sofreu, mas também  colaborando na preservação das Cristas da Mantiqueira.

Então, não deixe de assinar o Pacto Pelas Cristas da Mantiqueira  AQUI

 

Deixe uma comentário